11 de dezembro de 2012

Melissa officinalis contra Ansiedade

A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça ou falta de ar.
A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças. O medo é a resposta a uma ameaça conhecida, definida; ansiedade é uma resposta a uma ameaça desconhecida, vaga.
A ansiedade prepara o indivíduo para lidar com situações potencialmente danosas, como punições ou privações, ou qualquer ameaça a unidade ou integridade pessoal, tanto física como moral. Desta forma, a ansiedade prepara o organismo a tomar as medidas necessárias para impedir a concretização desses possíveis prejuízos, ou pelo menos diminuir suas conseqüências. Portanto a ansiedade é uma reação natural e necessária para a auto-preservação. Não é um estado normal, mas é uma reação normal, assim como a febre não é um estado normal, mas uma reação normal a uma infecção. As reações de ansiedade normais não precisam ser tratadas por serem naturais e auto-limitadas. Os estados de ansiedade anormais, que constituem síndromes de ansiedade, são patológicos e requerem tratamento específico.

1. O tratamento com Melissa officinalis demonstrou:

• Melhora nas manifestações de ansiedade;
• Melhora da insônia;
• Melhora dos sintomas associados à ansiedade e à insônia.

No Brasil existem várias plantas conhecidas pelo nome comum de "erva-cidreira", mas são de espécies diferentes. A Melissa officinalis é de fácil identificação por suas folhas de verde intenso, ovais, serrilhadas com nervuras salientes.

Parte utilizada

Folhas, ramos e flores.

Uso medicinal

Tem uso clínico comprovado no tratamento sintomático do herpes labial. Na farmacopeia brasileira, é indicada para cólicas abdominais e como sedativo em quadros leves de ansiedade ou insônia.

Modos de uso

Chá de infusão, bochechos, tintura, xaropes e fitoterápicos como água de melissa, Sedantol e Passaneuro.

Cuidados e contraindicações

Não deve ser utilizada por pessoas com hipotireoidismo (diminuição de funcionamento da tireoide). Pacientes com pressão baixa devem usar a erva com cuidado.

Nomes alternativos

Erva-cidreira, cidreira verdadeira, melissa romana, chá da frança, citronela.


Obs.
Lembrando que todas as informações dicas e sugestões contidas neste blog têm caráter meramente informativo. Elas não substituem um aconselhamento e o acompanhamento individualizado de profissionais de saúde (médicos, nutricionistas, farmacêuticos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário