27 de novembro de 2013

Eu ia postar algo superinteressante aqui... Poxa, esqueci o que era!

A sua memória também te deixa na mão de vez em quando? Então vale a pena gastar dois minutinhos lendo essas DEZ DICAS para nunca mais esquecer as coisas que importam.

10 JEITOS FÁCEIS DE MELHORAR A MEMÓRIA

A memória é aquela velha amiga que nos falha nos momentos mais urgentes. Quando você quer apresentar dois amigos e não lembra o nome de um deles, quando você abre a geladeira e pensa “o que eu vim pegar?”, quando você passa a chave na porta e simplesmente sabe que esqueceu alguma coisa mas não recorda o quê, como proceder? Para ajudá-lo a evitar tamanha vergonha e desespero (ui!), reunimos 10 maneiras de melhorar a memória sem sacrifícios. Confira nossas dicas:


#1 Sinal de figa: mais que misticismo
Cruzar os dedos pode ser pura superstição, mas pesquisas mostram que apertar o punho direito enquanto você aprende uma coisa nova pode ajudar a memorizar o aprendizado. O esquema é o seguinte: quando estiver aprendendo algo inédito, aperte o punho direito. Quando quiser lembrar o que aprendeu, aperte o punho esquerdo. Parece estranho, mas um estudo mostrou que a técnica ajudou aqueles que a colocaram em prática. Por quê? Não se sabe, mas as estatísticas não mentem...

#2 Chicletes
As professoras que nos perdoem, mas mascar chicletes pode ajudar a memória. Um estudo do pesquisador Morgan mostrou que voluntários que mascavam chicletes tinham melhor memória de curto prazo do que aqueles que não mascavam. O grupo teve testada sua memória auditiva, justamente aquela essencial às aulas. E agora?

#3 Dormir é essencial
Você descansa enquanto dorme, mas sabe o que seu cérebro faz nas horas de sono? Trabalha. E trabalha justamente em solidificar memórias. O sono consolida, reestrutura e reorganiza as memórias. Enquanto dormimos, os neurônios se esforçam para manter as lembranças que importam e não deixar a peteca cair nas lições que estamos estudando, como quando você aprende um novo idioma, por exemplo.

#4 Caminhar
A idade avança e a memória encolhe. Essa é a regra para a maioria das pessoas, mas é possível amenizar o efeito do tempo. Estudos mostram que caminhar 10 km por semana ajuda a preservar a memória nos idosos. O efeito é de longo prazo e pode rejuvenescer a memória em dez anos: uau!

#5 Adeus, cigarros
Não são apenas seus pulmões que agradecem o abandono aos cigarros. Sua cabeça também se beneficia quando o hábito de fumar é deixado de lado. Um estudo de 2011 mostra que fumar prejudica a memória, mas que quando o fumante larga o vício, ela volta quase ao normal. Motivo de alegria para fumantes e não fumantes: ou você está no caminho certo ou ainda dá tempo de entrar nos eixos.

#6 Estereótipos pra quê?
Sendo essa máquina cheia de poderes e mistérios que é, o cérebro é capaz de criar profecias que se cumprem sozinhas. Assim, quando você acredita que os velhos possuem pior memória, você está se auto-induzindo a ter pior memória na velhice. Mas se você para de pensar nessas ideias pré-concebidas, tem mais chances de manter a cabeça em bom funcionamento!

#7 Chega junto nas redes sociais
Um recente estudo mostrou que as pessoas têm mais facilidade em decorar postagens do Facebook do que trechos de livros ou mesmo rostos humanos. A explicação é simples: os status da rede social são feitos em linguagem direta e espontânea. E se você conseguir memorizar bem o que vê no Facebook, o efeito positivo acaba ajudando a lembrar de tudo com menos esforço.

#8 Alecrim
Nem precisa comer: basta sentir o cheiro de alecrim e a sua memória instantaneamente melhora. Essa dica vale especialmente para quem esquece tarefas simples do dia a dia. Entre dois grupos de estudo, aquele que foi exposto ao alecrim lembrou com mais frequência tarefas agendadas do que aqueles que não foram expostos à erva.

#9 Perder peso
Já foi amplamente estudada a relação entre ganho de peso e perda de memória. A novidade é que esse efeito parecer ser reversível. Quem perde o excesso de peso, recupera a memória. Mais uma prova de que manter a saúde física contribui para a saúde mental.

#10 Fique quieto só um momento
Se você se sente culpado  sempre que se entrega ao ócio, deixa disso: seu corpo pode estar parado, mas seu cérebro continua trabalhando em funções de memória (como acontece durante o sono, lembra?). É importante frisar, no entanto, que qualquer atividade, mesmo que passiva, como assistir à televisão, interrompe o processo de consolidação da memória. Então, fica a dica: relaxe e deixe o corpo trabalhar sozinho.
Ficou curioso sobre como seu cérebro consegue fazer tantas coisas que você nem percebe? Impressionado com o poder de sua própria mente? A gente entende e recomenda a leitura de Neuropsicologia, um dos principais livros brasileiros em Psicologia que estuda desde os princípios da consciência, até as psicoses e os desvios, passando pelas imagens e pela linguagem. Uma obra abrangente e instigante: só não vai se esquecer de ler! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário