29 de novembro de 2013

Metoclopramida X Reação Extrapiramidal



 Os medicamentos acima, Cefalium, indicado para enxaqueca, e Plasil, para náuseas e enjoos, possuem em sua composição CLORIDRATO DE METOCLOPRAMIDA, ou simplesmente METOCLOPRAMIDA.
Muito cuidado ao utilizá-los, mesmo sendo vendidos sem receita, pois esse composto pode desencadear uma reação conhecida como REAÇÃO EXTRAPIRAMIDAL.
Pouco após sua utilização, muitos podem sentir os seguintes sintomas:
"Agitação (vontade incontrolável de ir embora, sair de onde está, mover-se), uma sensação estranha de aperto no peito, falta de ar, angústia, ansiedade, sensação de falta de autocontrole, e em alguns casos movimentos involuntários dos braços, pernas, dedos, lábios, língua, pálpebras, alterações na fala, etc. (mas não necessariamente todos esses sintomas). Em alguns casos, a reação extrapiramidal pode ser confundida com uma crise de pânico."

Por isso, fica o aviso, por experiência própria: quem tem ou já teve depressão, transtorno de ansiedade ou síndrome do pânico, cuidado redobrado ao utilizar estes medicamentos, ou quaisquer outros antieméticos (remédios para enjoo). 
Consulte sempre seu médico ou farmacêutico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário