19 de dezembro de 2013

Aos Farmacêuticos

Farmacêuticos no cuidado paliativo: estamos atuando nessa área?


O papel dos farmacêuticos em cuidados paliativos se tornou mais evidente com as emergentes atividades educacionais e clínicas desse profissional, como: revisão da farmacoterapia, medidas educativas voltadas aos pacientes e equipe de saúde, aconselhamento e intervenções junto à equipe multiprofissional no que tange a farmacoterapia do paciente. No entanto, ainda há pouco conhecimento sobre as atividades dos farmacêuticos em equipes de cuidados paliativos.

Estudo Japonês nos leva a reflexão sobre o tema...

Com objetivo de analisar as atividades clínicas, educacionais e de pesquisa dos farmacêuticos nas equipes de cuidados paliativos e a percepção de suas contribuições para a equipe, estudo foi conduzido no Japão.

Para isso foram enviados 397 questionários aos farmacêuticos, de hospitais de câncer selecionados. 304 respostas foram obtidas e analisadas (taxa de resposta de 77%).

Resultados

Dentre os farmacêuticos entrevistados, 79% e 94 % relataram frequentar as visitas médicas e reuniões de equipe respectivamente. Metade dos farmacêuticos relatou ter fornecido informações / sugestões à equipe multidisciplinar sobre farmacologia, preparo e administração, gestão de efeitos adversos e interações medicamentosas. Além disso, 80 % dos farmacêuticos organizaram reunião multidisciplinar para educação em cuidados paliativos. 60 % dos profissionais pesquisados atuam em pesquisa para alguma sociedade científica, 70% relatou algum nível de contribuição para a equipe de cuidados paliativos, enquanto 16% não contribuem. As principais razões percebidas para nenhuma contribuição foram: tempo (90%) e/ou pessoal (68%) insuficientes.

Conclusão

No Japão, os farmacêuticos exercem um nível moderado de atividade clínica em equipes de cuidados paliativos. Muitos dos farmacêuticos entrevistados acreditam que eles contribuem para equipe e geralmente colocam mais ênfase em suas funções de ensino e pesquisa em comparação com o trabalho clínico.

Comentário

Em muitos países a atividade do farmacêutico clínico, assim como no Brasil, ainda é incipiente. Sabe-se da importância da atuação desse profissional junto à equipe de cuidados paliativos, principalmente considerando suas habilidades de gestão e manejo compartilhados da farmacoterapia e de educação e aconselhamento tanto a equipe de saúde como aos pacientes. O farmacêutico como profissional de saúde deve atuar ativamente, contribuindo com seus conhecimentos a fim de garantir uma assistência a saúde ótima ao paciente.

Para saber mais sobre este e outros assuntos interessantes, visite o Portal do Farmacêutico Clínico, a rede profissional dos farmacêuticos do Brasil.

http://www.farmaceuticoclinico.com.br/social/groups/view/15/topic_id:542

Nenhum comentário:

Postar um comentário