3 de dezembro de 2013

Nunca é tarde para começar: Atividade física reduz morte associada a doença cardiovascular


Detalhes sobre um estudo publicado em novembro de 2013 no European Journal o Preventive Cardiology - “Level of physical activity associated with risk of cardiovascular diseases and mortality in patients with type-2 diabetes: report from the Swedish National Diabetes Register.” estão descritos abaixo.

A partir de uma base de dados sueca (Swedish National Diabetes Register) foram selecionados um total de 15.462 pacientes do sexo masculino e feminino, com idade média de 60 anos e diagnóstico de diabetes tipo 2. O estudo se estendeu de 2004 a 2006, onde se coletaram os valores de “baseline”, com acompanhamento até dezembro de 2009. Dos pacientes incluído 6.963 foram considerados praticantes de atividade física de baixo nível e 8.499 de alto nível.

O estudo define atividade física de baixo nível aquela em que se pratica exercício físico por 30 minutos ininterruptos duas ou menos vezes por semana, já a de alto nível são aquelas de 3 ou mais vezes por semana.

Entre os fatores de risco cardiovascular usados para ajuste da amostra foram: idade, sexo, duração do diabetes, tipo de tratamento de hipoglicemia e tabagismo. Mostrando assim que o risco de eventos cardiovasculares e o aumento da mortalidade, em pacientes diabéticos tipo 2 que não realizam atividade física adequada e regular, se mantém significantes.

O autor do estudo reconhece que apesar dos resultados mostrarem claramente que a atividade física de alto nível é benéfica, na vida real é extremamente difícil fazer os pacientes mudar o estilo de vida. Afirma que é necessário um grande esforço e coloca que por isso se torna muito mais fácil simplesmente prescrever algum medicamento.

Os dados desse estudo se mostram com alta validade visto que foram obtidos a partir de registros de um país inteiro mostrando ampla cobertura da realidade.

Outro artigo publicado também em novembro de 2013 na Diabetologia e intutulado “A former career as a male elite athlete-does it protect against type 2 diabetes in later life?” traz informações que complementam o artigo citado acima.

Trata-se de um estudo de menor monta mas que vem para confirma o efeito protetor da atividade física contra o desenvolvimento de diabetes tipo 2, mesmo que em ex-atletas de elite. Tais indivíduos mostraram uma redução de 28% no risco de diabetes tipo 2 (OR 0,72) em comparação com o grupo controle.

Este estudo tinha como escopo investigar se a atividade física intensa em atletas de elite na idade adulta jovem teve efeitos subsequentes sobre a regulação da glicose num período mais tardio da vida. Todos os ex-atletas inclusos eram do sexo masculino e foram em grupos que atuavam em resistência, força ou mistos, totalizando 392 ex-desportistas que foram comparados com 207 controles.

Em congruência com o resultado global de redução de 28% na prevalência de diabetes tipo 2 na vida tardia, os atletas qua atuavam em resistência mostraram redução de 61%, em esportes mistos 21% e esportes de força uma redução de 23%. Porém apesar da tendencia a redução não se mostraram estatisticamente significativos como na avaliação global.

Para saber mais sobre este e outros assuntos interessantes, visite o Portal do Farmacêutico Clínico, a rede profissional dos farmacêuticos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário