25 de novembro de 2014

Abraçar faz bem à saúde: diminui o estresse, medo e a pressão. E ainda melhora a memória! Vamos abraçar!!!

Mais do que gostoso e afetuoso, o abraço pode ajudar a reduzir o stress, o medo e a ansiedade.
O abraço também reduzir a tensão arterial e melhora a memória.
Quem o garante é Jürgen Sandkühler,  especialista do Centre for Brain Research da Medical University of Viena, na Áustria.
E a explicação científica: os feitos positivos são causados pela secreção da oxitocina - o chamado "hormônio do amor", produzido pela glândula pituitária e amplamente conhecida por aumentar os laços entre as pessoas, comum entre pais e filhos e entre casais. 
No entanto, os benefícios de um abraço só acontecem "se as pessoas que se abraçam confiarem uma na outra, se os sentimentos associados ao abraço forem mútuos e se os respetivos sinais forem enviados para o exterior". 
"Se as pessoas não se conhecerem, ou se o abraço não for desejado por ambas as partes, os seus efeitos perdem-se", esclarece o especialista em neurofísica austríaco. "Os abraços são bons, mas independentemente de quanto tempo duram ou da frequência com que acontecem, a confiança é o mais importante".
Mas os abraços entre estranhos também podem ser benéficos "se todos os que se abraçarem tiverem consciência de que se trata de um momento de divertimento e de descontração”. 

Mais bons motivos para dar alguns abraços apertados... liberando a tal oxitocina né!?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário