O acúmulo de gases é uma queixa comum em consutório, também conhecido como flatulência. O excesso de gases pode ser por vários motivos que vão desde alimentação até candida intestinal. É importante ficar atento aos alimentos que produem mais gases, entre eles estão o feijão e o leite. Outros alimentos geradores de gases são o pão e as massas, pois uma parte do carboidrato não é totalmente absorvida ou digerida no estômago ou no intestino delgado, chegando resíduos no intestino grosso sendo fermentado pelas colônias famintas de bactérias.
O excesso das carnes também contribui a esse processo, pois ao permanecerem no intestino grosso entram em putrefação. outros alimentos que devemos prestar atenção são: couve, brócolis, repolho, cebola, etc.
A ansiedade é um fator que contribui para o aparecimento de gases, pois ao ingerir os alimentos rapidamente e não mastigá-los adequadamente, podemos estar ingerindo ar e dificultando a digestão normal.
Outro fator a ser observado é o desequilibrio da flora intestinal, sempre que acontece esse desiquilíbrio a Candida albicans é o primeiro dos microorganismos perigosos cuja presença se faz notar. Ela está envolvida no tipo de disbiose chamada fermentativa, e produz excesso de gases.
Como evitar ter gases?
O excesso de gases abdominais traz inúmeros desconfortos, desde dores ao constrangimento. Essas indisposições intestinais tem como ser evitadas.
- Faça refeições repartidas
- Mastigue devagar e com a boca fechada
- Evite beber grandes quantidades de líquidos durante as refeições
- Evite feijão, milho, ervilhas, grão, lentilhas, favas, couve-flor, pepino, couve-de-bruxelas, brócolos, cebola, nabo, pimentão, soja, chocolate, açúcar, doce, queijos curados, cerveja, refrigerantes, especialmente se forem gaseificados.
O que fazer para ter um efeito laxante?
- Deve comer leguminosas, oleaginosas, cereais integrais, doces, leite, ameixa, morangos, kiwi, melancia e laranja.
- Não deve comer : arroz branco, batata, cenoura, abóbora, gelatinas, banana, maçã, fruta cozida sem casca
Nenhum comentário:
Postar um comentário