15 de janeiro de 2014

Existe diferença entre bloqueador solar e filtro solar?

Sim, existe. Os dois são para proteção da pele contra a radiação solar. Mas agem de forma muito diferente.
Se você quer evitar um ladrão, pode escolher dois mecanismos eficientes de proteção para sua casa, a cerca elétrica ou um cachorro Pitbull.
Cerca elétrica. Ela não permite que o ladrão entre. Você elimina o sujeito assim, sem que ele entre. A proteção não é seletiva, serve para todos: ninguém pode passar pela cerca elétrica, nem o dono da casa.
Pitbull. O ladrão chega a entrar, mas é triturado lá dento, digamos, in loco, pelo cachorro. Mas é seletivo: ele deixa o dono e pessoas conhecidas entrar.
Para pele, funciona mais ou menos assim também quanto aos raios solares:
Bloqueador solar. É uma cerca elétrica, pois não permite que nada entre.


 

Ele bloqueia a ação dos raios refletindo os mesmos sobre a pele. Assim, não entra nenhum tipo de radiação pela pele. É como se você ganhasse os poderes do Edward Cullen e refletisse toda luz que bate em sua pele.
É mesmo excelente. Mas é aquele que te deixa com a pele branca, de aspecto fantasminha. Também é mais grosso, podendo causar acne em quem tem pele mais oleosa.
Quem deve usar? Pessoas que têm alergia aos filtros químicos, pois raramente causam problema alérgico. Crianças: todos os filtros infantis são, na verdade, bloqueadores, pois não têm agentes químicos. E pessoas que trabalham muito expostas à luz. Por exemplo, em computador, debaixo de foco cirúrgico (médicos, dentistas, enfermeiras…). Depois de laser e peeling também são muito bons porque ardem menos.
Filtro químico. É o Pitbull: destrói depois que entra. Ele deixa a radiação penetrar na pele, mas acaba com ela antes que penetre na célula e cause o dano. E é seletivo: bloqueia a luz UVA e a UVB. A luz visível, que é a emitida pelo computador, pelas lâmpadas e focos cirúrgicos são reconhecidas como “amigas” e podem entrar como o dono do cachorro. Portanto, têm proteção um pouco menor. Porém, são os mais usados, mais leves e cosmeticamente mais aceitos. A a boa notícia é que a maioria dos filtros químicos possui também filtros físicos na fórmula para aumentar a eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário