17 de julho de 2012

Doenças Psicossomáticas - SaÙde, AmOr e FÉ

É preciso permanecer com certa lucidez, firmeza e multiplicar o amor  e não perder a fé, mesmo vivendo tamanha dor física e emocional, pois às vezes parece que tudo desmorona de uma só vez.
Somente com muito amor e uma fé insuperável que é possível lutar diante dos imprevistos da vida, como por exemplo, diante de um problema de saúde. Quem passa ou já passou por isso é que sabe o qto é angustiante descobrir alguma doença, sentir-se mal, ou ainda sentir seu próprio corpo não reagindo a tratamentos.
Muitas e muitas dessas doenças são psicossomáticas, ou seja, doença de fundo emocional, que se refere a grande influência da mente sobre a saúde do corpo. As doenças psicossomáticas há muitos anos são estudas pelos psicólogos e psiquiatras, porém agora estão cada vez mais comuns e mais evidentes.
Creio ser um pouco exagerado considerar que toda vez que ficamos doentes teremos nossa cabeça como a responsável. Nosso corpo funciona independente de nosso pensamento e intenção, seu coração bate, seu sangue circula quer você queira ou não. A única verdade que acredito na afirmação de que toda doença tem fundo emocional é que toda pessoa angustiada, nervosa, decepcionada, preocupada, triste, irada, enfim com emoções negativas, terá seu sistema imunológico abalado pelo stress.
Explicando farmacologicamente, com o sofrimento emocional e psicológico o nosso corpo produz cortisol, o hormônio do stress e com a repetição desta descarga hormonal, nosso organismo vai ficando cada vez mais e mais debilitado a ponto de ficar doente. Mas o inverso é tb verdadeiro, ou seja, toda vez que nossa saúde física estiver abalada sofreremos consequências emocionais e psicológicas. Quando uma pessoa descobre que tem câncer ficará abalada emocionalmente e psicologicamente. Se ela não tiver Fé, o Amor da família, o amor por si mesma, perseverança, pensamentos positivos, otimismo, paz de espirito e ajuda para se controlar emocionalmente poderá ter sua resistência grandemente prejudicada e isso interferirá obviamente em sua recuperação.

Como podemos evitar todo esse mal?
Amor a Deus, amor próprio, muita fé e paz de espírito, mesmo quando tudo a nossa volta estiver em guerra. Adquiririndo o equilibrio emocional e espiritual.
Procurando viver e estar com pessoas que nos ama, que amamos. E repensando no que estamos fazendo conosco nos últimos tempos, muita cobrança de todos os lados, principalmente as cobranças que fazemos a nós mesmos. Parando pra respirar e buscar aquilo que realmente acreditamos, que nos motiva e que vai nos deixar verdadeiramente felizes. Deixando para trás falsas amizades e falsos amores e relações superficiais, pois quem ama se compromete com a vida e com que e quem faz parte dela!

São nos momentos de conflitos é que amadurecemos, é que nos redescobrimos, nos fortalecemos. Crescemos como homens e mulheres .. crescemos diante da vida. Ganhamos o respeito das pessoas, e principalmente o nosso próprio respeito.
Tem gente que só porque "perdeu" um namorado (a), já se desespera completamente, perde o eixo, perde até mesmo a vontade de viver, o amor pela vida. Pare um pouquinho pra pensar ... mude o foco e vai descobrir que você não perdeu absolutamente NADA! Vc ganhou uma nova chance de recomeçar uma nova relação, ou talvez, ganhou ainda um tempo pra ficar só, sim, por que não? Às vezes é preciso ficar um pouco sozinho (a) para refletir, fazer uma viagem, curtir mais a família, os amigos. Reconhecer o seu verdadeiro valor, e depois com certeza algo novo Deus colocará na sua vida. 
O que não vale é ficar se lamentando do passado, vivendo do passado, remoendo o passado, trazendo a mente pensamentos ruins, aquelas emoções negativos que mencionamos acima, que carreia as indesejáveis doenças psicossomáticas.
Viva o presente que nos mostra tantas oportunidades e o futuro que nos reserva grandes realizações, só depende de você mesmo e mais ninguém. Com certeza o universo conspirará ao seu favor, Deus tomará conta de tudo. Abrirá caminhos novos, novos sonhos e uma nova vida.
Se ainda te falta forças, busque a Deus, abra o seu coração a Ele, e com toda a sua misericórdia que existe Nele, te ajudará a encontrar o que há dentro de si mesmo.

Que a Fé seja o que existe de mais forte dentro de cada um de  nós e que sejamos o exemplo de Amor, e que possamos compartilhar e multiplicar todas as emoções positivas ao nosso redor !

Fiquem com Deus,

Sua Farmacêutica

O vídeo abaixo, nos mostra um exemplo público de um homem que teve muita fé e otimismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário