6 de fevereiro de 2013

AAS afina o sangue?















Muitos idosos e adultos vão a drogaria comprar AAS infantil dizendo que para afinar o sangue. O pior que normalmente o balconista ou farmacêutico sem tempo de atender como deveria vende e nem explica qual a real função do AAS no tratamento.
O Ácido acetilsalicí­lico, chamado abreviadamente de AAS, pertence ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), o mesmo dos famosos diclofenaco (Voltarem®) e cetoprofeno (Profenid®), por apresenta alguns efeitos benéficos e colaterais particulares que o diferencia do resto dos anti-inflamatórios.
Uma particularidade da Aspirina o fato de que, dependendo da dose usada, seus efeitos são completamente diferentes. A partir da dose 500mg, o AAS exerce seus efeitos anti-inflamatório, antipirético (contra febre) e analgésicos (contra a dor). Quando usado em doses mais baixas, 100mg ou 200mg, o AAS apresenta apenas um efeito de inibir a ação das plaquetas do sangue.

Efeito antiagregante do AAS (Aspirina)

 
Portanto, o uso da Aspirina está indicado em todos os pacientes com risco elevado de desenvolver trombos. Efeitos colaterais do AAS (Aspirina)

Se o AAS diminui a incidência de tromboses, por que não usá-lo em todo mundo? Por causa dos seus efeitos colaterais. Assim como qualquer anti-inflamatório, o AAS apresenta como efeito colateral uma maior incidência de gastrites, úlceras gástricas e duodenais, e consequentemente, hemorragia digestiva.
 
A inibição da função das plaquetas também é responsável pela contra-indicação do AAS na dengue ou qualquer outra doença que cause hemorragias. Imaginem o estrago que pode acontecer quando um paciente que já tem poucas plaquetas e apresenta-se sob risco de sangramentos, toma uma droga que atrapalha a função destas.

Para fechar o uso crônico de aspirina também está associado a surdez do idoso, ou seja algo que pode te ajudar por um lado pode prejudicar em outro... Volto a repetir a diferença entre o veneno e o medicamento é a dose, então só tome medicação sob prescrição do médico e orientação do seu farmacêutico.

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário