4 de junho de 2012

Atenção Farmacêutica: Uso racional de medicamentos

Os medicamentos são um importante recurso terapêutico utilizado, juntamente com outras medidas, para a prevenção, o manejo e o controle de enfermidades. Sua utilização tem sido determinante para o aumento da expectativa e da qualidade de vida da população. Contudo, seu uso inadequado constitui-se em importante problema de saúde pública mundial.
As discussões sobre a qualidade do uso dos medicamentos, em geral, não estão relacionadas à qualidade dos produtos farmacêuticos, mas a qualidade das decisões tomadas quanto à necessidade de uso e a forma de uso. Embora em várias situações estas decisões conduzam a resultados positivos podem também causar problemas com conseqüências que vão desde leves incômodos até hospitalizações.
Neste contexto, reconhecemos a importância do profissional farmacêutico, visto que, o foco do trabalho farmacêutico quando o assunto é saúde e medicamentos. A atenção farmacêutica é uma ferramenta importante na detecção dos possíveis problemas relacionados à medicamento, que podem ser atribuídos segundo a eficacia do farmáco, a necessidade que o paciente possa ter ou não do farmáco e a própria segurança do mesmo. Cabe ao farmacêutico detectar esses possíveis interferentes farmacoterapêuticos e orientar o paciente da melhor forma possível, buscando a qualidade do tratamento, uma recuperação contínua e progressiva, bem como diminuir os possíveis incomodos ou efeitos indesejáveis durante o seu tratamento.

Dúvidas sobre medicamentos? Informe-se com seu farmacêutico

Nenhum comentário:

Postar um comentário