4 de junho de 2012

Automedicação

Automedicação é a administração de medicamentos sem orientação ou prescrição médica.
O hábito de automedicar-se pode provocar danos à saúde ou mascarar sintomas de doenças mais graves.

No Brasil, onde o acesso à assistência médica pública é difícil e onde há uma grande parcela da sociedade na faixa da pobreza que não tem condições financeiras para pagar um plano de saúde, a prática da
automedicação torna-se bastante comum e até mesmo necessária. Mas somente o fator financeiro não basta para explicar a prática da automedicação, a falta de acesso às informações a respeito dos medicamentos e, principalmente, o fator cultural também entram nesse contexto.
 
O farmacêutico é o profissional que conhece os aspectos do medicamento e, portanto, ele pode dar uma informação privilegiada às pessoas que o procuram. O Brasil assume a quinta posição na listagem mundial de consumo de medicamentos, estando em primeiro lugar em consumo na América Latina e ocupando o nono lugar no mercado mundial em volume financeiro. Tal fato pode está relacionado às 24 mil mortes anuais no Brasil por intoxicação medicamentosa. Diante deste contexto, tornam-se necessárias medidas preventivas de modo a contribuir para a diminuição diária de riscos causados pela automedicação e conseqüentemente tornar visível a conscientização da população quanto ao perigo dos efeitos adversos que certos medicamentos podem causar.

Ao utilizar medicamentos: Informe-se com seu farmacêutico


Nenhum comentário:

Postar um comentário