27 de novembro de 2012

Conhecendo um pouco mais sobre a Micose de Unha (Onicomicose)

Infecção mais frequente do que se imagina, a micose de unha ou onicomicose atinge aproximadamente 10% da população adulta e 40% dos idosos. Embora não tenha sérios efeitos na fisiologia do paciente, pode levar a um quadro de dor, constrangimento e perda da unha, levando a efeitos estéticos desagradáveis e também na qualidade de vida do paciente.

A unha geralmente encontra-se quebradiça, com a forma alterada, opaca e/ou mais escura. Apesar destes sinais característicos, é imprescindível a análise laboratorial para confirmação do diagnóstico da onicomicose.

É uma patologia que as pessoas também buscam orientação do profissional do varejo farmacêutico, como dúvidas sobre a transmissão, tratamento e outros aspectos desta micose. Vamos então relembrar e responder as dúvidas mais comuns:

Como ocorre a transmissão da Micose de Unha (Onicomicose)?

Sabe-se que os fungos são habitantes por excelência de ambientes úmidos e quentes, que proporcionam as condições ideais de crescimento destes microorganismos. Desta forma, piscinas, banheiros e vestiários são locais que possuem uma população enorme de fungos.

Inicialmente então, evitar andar descalço nestes locais é uma medida importante. Deve-se lembrar de que não basta ter o contato com o fungo para ter a onicomicose. A presença de lesões entre o tecido epidérmico e a unha facilitam a penetração e fixação do fungo e a exposição contínua a locais úmidos fornecem condições propícias para o crescimento dos microorganismos.

Dentro desta realidade, a micose de unha é mais presente nas unhas dos pés do que nas unhas das mãos, pois os pés ficam em ambientes fechados, quentes e circundados por meias que podem estar umedecidas pelo suor. O fator circulatório é atuante também: a vascularização dos dedos dos pés é inferior aos dedos das mãos, dificultando a chegada dos componentes da defesa orgânica como anticorpos e leucócitos.

Uma dúvida regular é se ocorre a transmissão da micose de unha por objetos de estética, como lixas, alicates e cortadores de unhas. É uma transmissão possível, desde que o contato seja muito frequente e próximo. A transmissão por apertos de mãos ou objetos que tiveram contato com pacientes com onicomicose é inexistente.

Existem fatores que favorecem a presença da Micose de Unha (Onicomicose)?

Sim e os mais conhecidos são o uso de medicamentos imunosupressores, idade avançada, pacientes com HIV, diabetes mellitus, imunossupressão, histórico familiar, alteração na circulação dos membros inferiores, psoríase e determinados atletas devido as pancadas das atividades esportivas nos pés.

Como é o tratamento da onicomicose?

O tratamento apresenta dificuldades devido ao lento crescimento das unhas e a baixa oferta de sangue. Apesar destes fatores, o tratamento atual com os novos medicamentos como a Terbinafina e Itraconazol apresenta índice de cura superior aos antigos medicamentos utilizados como a Griseofulvina. Em termos numéricos, o índice de cura da Terbinafina varia entre 70-80%, a Griseofulvina entre 55 a 65% e o Itraconazol, 56 a 70%.

O tratamento via oral atinge em média 6 semanas para lesões nas mãos e 12 semanas para aquelas localizadas nos pés. A associação com o tratamento tópico pode potencializar o índice de sucesso, embora a reincidência possa atingir 50% caso o paciente não mantiver as medidas de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário