21 de novembro de 2012

PERÍODO FÉRTIL

O que é a tabelinha?




A tabelinha é um método que toma como base certos cálculos com a finalidade de determinar o período fértil de uma mulher. Teoricamente as mulheres estão mais férteis na metade do ciclo menstrual. Os ciclos menstruais mais comuns são os que levam de 28 a 30 dias, sendo assim, o período fértil é entre o 12º, 13º, 14º ou 15º dia do ciclo.
É bastante simples calcular a época em que uma mulher está em seu período fértil. Um médico ginecologista pode explicar direitinho e ajudar a tirar as dúvidas. Aqui vamos orientar brevemente como se faz. Entretanto, vale a pena destacar que a tabelinha não é um método 100% seguro. Ela funciona bem em mulheres que possuem o ciclo regulado, o que não é comum na grande maioria das pessoas.
A tabelinha já foi muito utilizada antigamente quando as mulheres ainda não tinham tanta liberdade. Como o uso de preservativos e de pílulas anticoncepcionais era proibido, muitas aderiam à tabelinha para evitar ficarem grávidas. Com o passar do tempo, as revoluções feministas e a liberdade adquirida há atualmente uma série de formas de evitar a gravidez.


A tabelinha é um método anticoncepcional?

A tabelinha pode funcionar como um método anticoncepcional, porém muito pouco seguro. Além disto, não protege de doenças sexualmente transmissíveis. Ela é mais indicada para mulheres que pretendem engravidar e, portanto, precisam saber qual é o período fértil.
Levando em consideração o cálculo realizado na tabelinha é possível detectar qual época é mais provável que ocorra uma gravidez. Neste período homem e mulher devem se esforçar mais para tanto.

O que é o período fértil?

O período fértil é a época em que a mulher se torna mais propensa para uma gravidez. É a hora ideal de ter relações sexuais. Geralmente esta época tem como duração cerca de três a quatro dias antes da ovulação, momento em que o ovário expele um óvulo, até três dias depois da mesma.
Para mulheres que possuem o ciclo menstrual regular a tabelinha pode ajudar muito no cálculo deste período. Já para as que possuem ciclo irregular, é importante ficar atenta às mudanças físicas do corpo e às alterações hormonais. Estas ocorrem a cada mês e é possível se familiarizar com os sinais de ovulação.

É bastante comum, por exemplo, que dores abdominais sejam sentidas, já que a ovulação produz uma leve cólica. A secreção vaginal muda de aparência, de textura e de volume, tudo para ajudar o espermatozoide a chegar ao óvulo. São estes e outros sinais que devem ser levados em conta no momento de perceber o período fértil.
Como funciona a tabelinha?

Para realizar o método da tabelinha siga os seguintes passos:
■Anote em um calendário o dia em que começou a menstruação;

■A partir deste primeiro dia de menstruação marque com um “x” até o 9º dia do calendário. Esses dias com “x” são os que são permitidos ter relação sexual;

■Risque com uma caneta vermelha os dias em que você não pode ter relação, ou seja, os dias em que você está no período fértil. Será do 10º dia até o 19º dia. Caso você queria engravidar estes são os dias em que se deve ter relação sexual;

■Marque com um “x” do 20º dia até o início do ciclo, ou seja, até a próxima data da menstruação. Neste período as chances de engravidar são também menores.
A tabelinha é, portanto, um método eficiente para quem deseja engravidar, já que caso haja erros na determinação do período fértil, nenhum dano é provocado. Quem quer prevenir uma gravidez por este método corre perigo, pois os cálculos não são exatos e cada organismo age de uma maneira.
O que fazer no caso de dúvidas?

Calcular o período fértil é muito simples. Basta seguir os passos descritos acima. Entretanto, caso tenham restado dúvidas, é aconselhável consultar um ginecologista e conversar com ele direitinho. Ele pode ajudar a determinar o período fértil e ainda dar outras dicas importantes para quem pretende engravidar.

Para as pessoas que querem prevenir uma gravidez outros métodos podem ser mais indicados como o uso de preservativos tanto o feminino quanto o masculino, jamais os dois juntos, ou o uso de pílulas anticoncepcionais, por exemplo. É importante conversar com um profissional para ficar por dentro do assunto. Ter um filho é coisa séria e é preciso muita responsabilidade. Os pais devem estar preparados e um planejamento tem de ser feito antes da concepção.

Como confirmar uma gravidez?

Caso haja dúvidas com relação a uma gravidez alguns passos podem ser seguidos. Para as pessoas que estavam seguindo a tabelinha e tiverem relações durante o período fértil, alguns procedimentos ajudam no sentido de descobrir uma possível gestação.

Atualmente existe no mercado uma série de testes de gravidez de farmácia. Eles são úteis e eficazes. É preciso escolher bem a marca, já que tem umas mais e outras menos eficientes. Para conseguir o resultado basta urinar sobre a fita absorvente e tampar o produto. A resposta sai em alguns segundos.
Entretanto, este teste só pode ser realizado após uma semana de atraso da menstruação. Isto porque, quando a mulher está grávida passa a produzir um hormônio em específico que reage com a tira absorvente. Este hormônio, no entanto, só está em um nível adequado na urina após cerca de uma semana de atraso na menstruação, portanto não adianta realizar o teste no dia seguinte de atraso.
Outra opção é fazer um exame de sangue. Esta é a mais segura e o resultado é o mais fiel possível. Depois do resultado é preciso tomar algumas providências para a chegada do bebê. Os pais precisam estar preparados para este lindo momento. Um ginecologista deve ser consultado e a paciente observada durante todo o período de gestação. A tabelinha é um eficiente método para engravidar. Basta fazer o cálculo do ciclo menstrual e esperar o resultado. Sempre que houver dúvidas converse com um profissional, pois ele é o mais indicado para esclarecer os assuntos de saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário