8 de novembro de 2012

DICLOFENACO

Diclofenaco Sódico e Diclofenaco Potássico

Quais São as Diferenças Entre o Diclofenaco Sódico e o Diclofenaco Potássico? Questão muito importante e por isso faremos uma resposta mais detalhada para esclarecer definitivamente este assunto tão comentado e recorrente no Varejo Farmacêutico.

As VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão apontam os AINE, entre eles o diclofenaco, como capaz de diminuir o efeito hipotensor e/ou diurético de medicamentos utilizados na farmacoterapia da hipertensão. Estas interações PODEM ocorrer após um período maior de uso dos AINE o que não inviabiliza a utilização destes medicamentos, desde que ocorra o acompanhamento clínico para observar variações na pressão arterial.

Outros pontos a considerar sobre diclofenaco:

A) As doses do diclofenaco potássico são similares ao sal sódico. Porém, devido às formas farmacêuticas disponíveis, os produtos comercializados podem diferir quanto ao início e duração da ação o que interfere na dose e esquema posológico a serem indicados para cada paciente.  As formulações de liberação imediata contêm diclofenaco potássico e liberam o fármaco para absorção no estômago, enquanto diclofenaco sódico geralmente é formulado em comprimidos com revestimento entérico, o qual resiste à dissolução no meio gástrico, liberando o fármaco no duodeno. A formulação potássica teria a vantagem de proporcionar efeito analgésico mais rápido, apresentando maior eficácia no tratamento de dores agudas pós-operatórias moderadas a intensas, quando comparado à formulação sódico. A latência para pico sérico é de 1 hora para formulação potássica e 2 horas a 3 horas para formulação sódica. Informações sobre distribuição do fármaco nos tecidos são descritas para diclofenaco, independentemente do sal utilizado.

B) Tem sido utilizada dose oral equivalente de diclofenaco na forma ácida (sem íons sódio ou potássio) em preparações dispersíveis para tratamento de curta duração de até 3 meses.

C) Aproximadamente 1mg de diclofenaco potássico (mol: 334,2 ) contém 0,1140mg de potássio, e 1mg de diclofenaco sódico (mol: 318,1) contém 0,0691mg de sódio.

D) É recomendado considerar o conteúdo de sódio do diclofenaco sódico, quando o fármaco for selecionado para pacientes com restrição de ingestão do íon. O diclofenaco sódico não é recomendado para pacientes com doença renal avançada; é recomendada cautela em pacientes insuficientes hepáticos, renais e cardíacos, e em pacientes com retenção de líquidos. Hipertensão tem sido descrita na mesma freqüência para diclofenaco sódico e potássico.

E) Anti-inflamatórios não esteroides devem ser utilizados com cautela em pacientes com retenção de líquidos ou insuficiência cardíaca, pois retenção de líquidos e edema têm sido observadas em alguns pacientes.

Diclofenaco Colestiramina

Quanto a colestiramina, as informações sobre o fármaco são limitadas. É descrito que colestiramina reduz substancialmente a biodisponibilidade do diclofenaco. A colestiramina é uma resina trocadora de ânions. Resinas trocadoras de íons formam complexos com fármacos, cuja liberação do fármaco depende do pH e da concentração eletrolítica no trato gastrintestinal. O revestimento polimérico permite a liberação do fármaco por tempo mais prolongado (12h). SEGUNDO O FABRICANTE, o complexo diclofenaco+ colestiramina, Flotac (R), é empregado por ter ação mais longa, proporcionando um início de ação mais rápida e de longa duração. Contudo, essa informação não foi confirmada no Martindale, DRUGDEX, USP-DI e nenhum artigo específico foi encontrado no MEDLINE ou IDIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário